Coordenação e objetivos

Título do Projeto: «Redenção e Escatologia no Pensamento Português»
Palavras chave: Redenção; Escatologia; Paraíso; Mistério; Imortalidade; Alma; Deus; Saudade; Criação; Ressurreição; Morte; Salvação; Juízo; Resgate; Queda; Messianismo; Tempo; Eternidade.
Instituições organizadoras:
Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa com o apoio do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.

Comissão científica:
Prof. Doutor António Braz Teixeira, Prof. Doutor Manuel Cândido Pimentel, Prof. Doutor Manuel Ferreira Patrício, Prof.ª Doutora Maria Celeste Natário, Prof.ª Doutora Maria de Lourdes Sirgado Ganho.
Comissão coordenadora:O projeto tem como investigador responsável o Doutor Samuel Dimas e como restantes membros da Comissão Coordenadora, o Prof. Dr. Luís Lóia e o Prof. Doutor Renato Epifânio.
Componente científica:
Objetivos
O projeto tem como objetivo a investigação dos temas da «redenção» e da «escatologia» na Cultura Portuguesa, ao nível da reflexão filosófico-religiosa e da representação artístico-literária, desde o período que antecedeu a formação da nacionalidade até à contemporaneidade.
Procurará identificar e apresentar sinoticamente alguns dos temas e autores mais significativos do pensamento, da espiritualidade e do imaginário português no âmbito dos temas escatológicos do juízo final, da salvação, da redenção, do inferno e do paraíso.
Pretende investigar o alcance das noções de «redenção» e «escatologia», não apenas no sentido mitopoético e religioso, que tem ressurgências em contexto ortodoxo teológico, onde surge como noção representativa da plenificação e consumação definitiva do real, e em contexto estético-literário, onde surge como imagem ou metáfora, mas também ao nível de uma filosófica análise crítica que promova re-codificações e reelaborações em relação ao sentido tradicional do mesmo tópico e que desvele o alcance metafísico enunciado e desenvolvido pela contemporaneidade.









Sem comentários: